quinta-feira, 19 de julho de 2012

Escolham: Bombeiros ou Futebol? Por: Hélder Spínola



Uma sociedade que se deixa governar por tristes almas que gastam o dinheiro dos contribuintes no futebol profissional em vez de apoiar o importantíssimo serviço prestado pelos bombeiros, é uma sociedade condenada ao fracasso. Uma total e inadmissível falta de noção de prioridades na aplicação dos dinheiros públicos.

Ao longo das últimas décadas têm sido largas as dezenas de milhões de euros para subsidiar o deporto profissional e construir infraestruturas desportivas (já dava para construir alguns hospitais). No entanto, os resultados na promoção da atividade física foi praticamente nula já que mais de 85% da população adulta madeirense não possui uma prática desportiva regular (conclusão da tese de mestrado de Adriana Ladeira na Universidade do Porto). 

Agora que o dinheiro escasseia e os bombeiros madeirenses estão com ordenados em atraso e equipamentos sem manutenção, o mesmo governo do PSD-Madeira insiste em continuar a dar, do bolso dos contribuintes madeirenses, 4 milhões de euros aos dois maiores clubes de futebol (Marítimo e Nacional) e 6 milhões aos restantes clubes desportivos. Quanto aos bombeiros, o mesmo governo diz: “desenrasquem-se”.

É urgente subsidiar menos o futebol e apostar mais nos imprescindíveis serviços de socorro e combate aos incêndios que os bombeiros prestam à sociedade madeirense. Caso contrário, na próxima vez que os madeirenses precisarem de ser acudidos, os bombeiros, já sem condições de trabalho, irão responder: “Ligue ao clube de futebol”.

Com esta forma de governar, o PSD-Madeira trata os madeirenses por tolos. Mas enganam-se, não somos. E em breve, com o poder do voto na mão, daremos a nossa resposta, pondo-os no olho da rua.

Sem comentários: